sexta-feira, 1 de junho de 2007

Obedecer primeiro a Deus

"Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová,
somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra."
-- Salmo 83:18

O famoso jurista britânico do século XVIII, William Blackstone (Julho 10, 1723Fevereiro 14, 1780) , escreveu que nenhuma lei humana deve contradizer "a lei da revelação" contida na Bíblia.

O texto acima é bem conhecido pela maioria dos leitores da Bíblia por revelar em termos nada dúbios a identidade do Soberano Universal, Jeová Deus. Algo de que relativamente poucos se deram conta, e menos ainda levaram em conta, é a implicação dessas palavras.

Para ilustrar, uma lei municipal que contradiz a carta magna de um país é considerada inconstitucional e, portanto, nula. Os tribunais humanos são instâncias inferiores à autoridade divina, donde se origina nossa existência. Isso foi muito bem notado por Sir William Blackstone.

Uma aplicação prática disso? Tribunais humanos às vezes têm tentado obrigar as pessoas a participar em guerras, empunhar armas e, se preciso, matar seu semelhante. A instância superior, o Soberano Senhor Jeová Deus, ordenou demonstrar amor ao próximo. -- Mateus 22:39.

Pare e pense um pouco: em circunstâncias similares, a quem obedecerá? Ignoraria a declaração do Legislador supremo? Poderia fazer isso sem ter de responder por seus atos, atribuindo sua desobediência à pressão da instância inferior? Alegaria ignorância? Seriam seus argumentos aceitos?

Embora isto esteja fora do campo de visão da maioria, esse fato não diminui a importância da questão. Em coisas menores, todos os dias nos deparamos com situações que põem à prova nossa obediência ao "Altíssimo sobre toda a terra".

Nenhum comentário: