quinta-feira, 31 de maio de 2007

Aja para o bem de outros




[Deus] faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. -- Mateus 5:45.


Jeová Deus é citado no Sermão da Montanha como exemplo de alguém que toma a iniciativa em fazer a outros o bem, ainda que esses ajam de modo injusto.

Muito significativo isso! Já reparou que a maioria das pessoas fala em termos de não fazer? "Eu não roubo, não fumo, não jogo, não cobiço o alheio...", muitos dizem em sua defesa. Evitar coisas que sabemos ser erradas, claro, é algo bom. Tomar a iniciativa em fazer coisas boas é de valor superior, não é?

Lembra da parábola do "Bom Samaritano"? Nenhum dos outros dois que haviam passado pela estrada tinham causado a desgraça do homem judeu, que havia sido roubado, espancado e deixado como morto à beira da estrada que ia de Jerusalém para Jericó. Embora nem o sacerdote nem o levita que passaram pela estrada tivessem causado dano ao homem, eles não se destacaram por fazer o bem. Quando lê o relato, a gente fica até com uma certa raiva dos dois primeiros a passar pelo ferido, porque eles negaram o socorro a seu compatriota.

Mas veio um samaritano e agiu! Apanhou o homem caído, untou suas feridas, colocou-o sobre seu transporte e o levou a uma hospedaria e pagou para que cuidassem do judeu, embora houvesse animosidade entre pessoas daquelas duas nações. Leia por si mesmo o relato no Evangelho Segundo Lucas, capítulo 10: 25-37.

O que isso nos ensina sobre Deus? O que nos ensina sobre como devemos agir? Como poderá imitar o exemplo do samaritano prestativo hoje e doravante? Se estivermos atentos veremos que surgem todos os dias oportunidades para imitarmos nosso Criador, Jeová Deus, em fazer o que é bom para com todos.

Aproveite bem o dia para fazer a outros o que é bom para eles!

Um comentário:

Ismenio & Linda disse...

Gostei muito do comentario Wisley. Existe mesmo responsabilidade pelo que se faz mas tambem pelo que se deixa de fazer. Nos tempos Biblicos e como hoje, existe um numero de pessoas "boas" com bom coracao mas que nao toma acao e so agem de modo passivo. E' dificil quando temos que fazer o bem para alguem que nao gosta de nos mas se temos que imitar a Deus devemos superar isso. Tambem ha ocasioes em que nossa atitude tem um efeito em quem recebe a acao que talvez nao percebemos!