domingo, 3 de junho de 2007

Até quando o sofrimento durará?

[Deus] não se refreou de punir um mundo antigo.
-- 2 Pedro 2:5.

O mundo nos dias de Noé foi punido por sua perversidade. A paciência divina por fim se esgotou. Quando olha para os acontecimentos atuais, não vê também maldade num grau excessivo? Pense nas guerras e atrocidades acompanhantes. Leia nos noticiários relatos sobre como a fome dilacera 1/6 da população da Terra. As injustiças sociais são fatos corriqueiros, quando nem deveriam existir. Os índices que marcam o sofrimento, independente da origem que tenha, não param de crescer.

Será que nunca haverá fim? Essa mesma questão foi levantada por um homem que se preocupava com as condições ruins que existiam em seus dias. Seu nome era Habacuque. O que ele escreveu ficou registrado na Bíblia. Lemos em Habacuque 1:2, 3: " Até quando, ó Jeová, terei de clamar por ajuda e tu não ouvirás? [Até quando] clamarei a ti por socorro contra a violência e tu não salvarás? Por que me fazes ver o que é prejudicial e continuas a olhar para a mera desgraça? E [por que] há assolação e violência diante de mim, e [por que] vem a haver altercação, e [por que] se sustenta contenda?"

Pessoas de inclinação justa hoje levantam essas mesmas questões. O texto em 2 Pedro 2:5, acima, lembra-nos de que Deus não se refreou de punir um mundo antigo. Ele tolera a maldade com um propósito. Mas seria imprudente pensar que Ele a tolerará indefinidamente. De fato, Jeová tem um tempo marcado para executar julgamento contra todo esse sistema iníquo de coisas e os que o promovem.

Foi isso o que Ele fez lembrar ao profeta Habacuque, em Habacuque 2:2, 3: "E Jeová passou a responder-me e a dizer: “Escreve [a] visão e assenta-a de modo claro em tábuas, para que aquele que a lê alto possa fazê-lo fluentemente. Porque [a] visão ainda é para o tempo designado e prossegue arfando até o fim, e não mentirá. Ainda que se demore, continua na expectativa dela; pois cumprir-se-á sem falta. Não tardará."

Sim, podemos estar certos de que o "dia de Jeová virá". (2 Pedro 2:6; 3:10) Enquanto isso não acontece, podemos usar o tempo atual de modo sábio, edificando para nós mesmos um bom nome perante Jeová.

Acate o conselho em Eclesiastes 7:1, 8: " Um nome é melhor do que bom óleo... Melhor é o fim posterior dum assunto do que o seu princípio. Melhor é aquele que é paciente do que o soberbo no espírito. "

Se imitarmos o exemplo de Jó, de esperar pacientemente em Jeová, podemos ter a certeza de que Ele nos abençoará ricamente com a vida num mundo onde haverá justiça e paz para seus moradores eternos. - 2 Pedro 3:13.

Nenhum comentário: