segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Examine as Escrituras Diariamente: 1º de Fevereiro de 2010

Segunda-feira, 1.° de fevereiro

"O reino dos céus é semelhante ao fermento que certa mulher tomou e escondeu em três grandes medidas de farinha, até que a massa inteira ficou levedada." — Mat. 13:33.

Nesta ilustração, Jesus falou do processo natural de fazer pão. A dona de casa adicionou o fermento de propósito e os resultados foram positivos. O fermento ficou escondido na massa de farinha. Assim, o processo de fermentação ficou oculto da vista da dona de casa.

O crescimento espiritual também é invisível aos olhos humanos, e também se espalha em todas as direções. Na ilustração, o fermento leveda a massa inteira, “três grandes medidas de farinha”. (Luc. 13:21) Como fermento, a obra de pregação do Reino, que tem impulsionado o crescimento espiritual, tem se expandido a ponto de o Reino estar sendo pregado agora “até à parte mais distante da terra”. (Atos 1:8; Mat. 24:14) Que privilégio maravilhoso é fazer parte dessa espantosa expansão da obra do Reino!

Para ler mais sobre ilustrações, por favor, clique em "Mais informações", abaixo.



O Maior Homem que Já Viveu, cap. 43 Ensino com ilustrações - Publicado pelas Testemunhas de Jeová.

Quando os discípulos se chegam a Jesus depois de ele ter falado às multidões na praia, estão curiosos quanto ao seu novo método de ensino. É verdade que já antes o ouviram usar ilustrações, mas nunca tão extensivamente. Por isso indagam: “Por que é que lhes falas usando ilustrações?”

Um motivo é cumprir as palavras do profeta: “Abrirei a boca com ilustrações, publicarei as coisas escondidas desde a fundação.” No entanto, há mais envolvido. Usar ele ilustrações tem por finalidade ajudar a revelar a atitude de coração das pessoas.

Na realidade, a maioria das pessoas está interessada em Jesus só como excelente contador de histórias e operador de milagres, não como alguém a quem servir qual Senhor e seguir altruistamente. Não querem ser incomodadas nos seus conceitos sobre as coisas nem no seu modo de vida. Não querem que a mensagem penetre tanto assim.

Portanto, Jesus diz: “É por isso que lhes falo usando ilustrações, porque olhando, olham em vão, e ouvindo, ouvem em vão, nem entendem; e é neles que tem cumprimento a profecia de Isaías, que diz: ‘. . . Pois o coração deste povo tem ficado embotado.’”

“No entanto”, prossegue Jesus, “felizes são os vossos olhos porque observam, e os vossos ouvidos porque ouvem. Pois, deveras, eu vos digo: Muitos profetas e homens justos desejaram ver o que vós estais observando e não o viram, e ouvir as coisas que vós estais ouvindo e não as ouviram.”

Sim, os 12 apóstolos e os com eles têm coração receptivo. Por isso, Jesus diz: “A vós é concedido entender os segredos sagrados do reino dos céus, mas a esses não é concedido.”

2 comentários:

Ismenio & Linda disse...

Oi Wisley. Gostei do podcast! Boa idea!
Uma sugestao, se for possivel apenas. Pode criar um 'feed rss' and/ou incluir no iTunes? Ficaria bem mais facil 'assinar' e receber atualizacoes automaticas quando voce publicasse novos 'episodios'!

Bom trabalho!

Ismenio

Wisley Vilela disse...

Que bom que gostaram, fico contente. Vou descobrir como colocar o feed rss aqui no blog. O sistema já está preparado, de fato, eu recebo as atualizações pelo ITunes. Vou localizar o código e colocá-lo aqui na página. Muito obrigado pelo comentário e pela sugestão :-)
Forte abraço!
Wisley