sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Demonstremos apreço pelos idosos em nosso meio

*** Texto para sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 ***


"Não me abandones mesmo até a velhice e as cãs [cabelos brancos], ó Deus". — Sal. 71:18.

"Todos na congregação podem se beneficiar da associação com cristãos idosos. Por meio de estudo, observação e experiência, idosos fiéis que adoram a Jeová acumularam inestimável conhecimento. Eles aprenderam a exercer paciência e a mostrar empatia. Ensinar às novas gerações o que aprenderam lhes dá grande alegria e satisfação. Jovens, sejam sábios e se beneficiem dessa fonte de conhecimento, assim como se beneficiariam de ‘puxar para fora’ as águas de um poço profundo. — Pro. 20:5.

Você deixa os idosos saberem que os aprecia assim como Jeová os aprecia? Uma forma de fazer isso é dizer-lhes o quanto você os ama por sua fidelidade e o quanto você valoriza as opiniões deles. Além disso, por aplicar o que aprende deles você demonstra que seu respeito é sincero. Muitos cristãos idosos se lembram dos conselhos sábios que receberam quando eram jovens e podem lhe dizer como acatá-los os tem beneficiado durante toda a vida."

O comentário acima foi extraído da revista A Sentinela de 15/8/2008, do artigo na  página 17, "Jeová cuida ternamente de seus servos idosos".

Parece que temos a tendência de queremos nos associar mais com pessoas de nossa própria faixa etária. Afinal, o ser humano não foi criado para envelhecer.  No entanto, há grande proveito, como bem observou o artigo acima, no relacionamento entre pessoas mais jovens e os idosos, e isso para ambas as partes.


Tome como exemplo o caso de Jesus Cristo, durante sua existência humana. Talvez poucos de seus associados se dessem conta de quão idoso ele era, especialmente depois de seu batismo. Por quê? Bem, depois de ser batizado, no ano 29 A(ntes) da E(ra) C(omum), Jesus deve ter recuperado, durante os quarenta dias em que passou no ermo, a memória de sua existência pré-humana, nos céus. Isso significa que Jesus tinha muitos bilhões de anos de idade.


Embora ele não tivesse nenhuma limitação imposta pela idade, visto que, como humano, era novo e, ainda que fosse velho, não envelheceria fisicamente, porque era perfeito, ainda havia uma diferença abissal de idade entre ele e seus seguidores. Eles foram beneficiados em todos os sentidos por terem associação íntima com o mais "idoso" de todos os humanos.


Também podemos ter tal associação quando lemos os evangelhos e refletimos na personalidade de Jesus. No entanto, não devemos nos esquecer dos idosos com quem temos contato. Eles são um acervo de conhecimento, de histórias, de experiências, de coisas que podem nos beneficiar muito. 


Assim como a companhia de humanos humildes fazia bem a Jesus, a companhia dos jovens interessados em aprender pode fazer muito bem aos idosos. Eles são úteis e valiosos, mas precisam ser lembrados disso sempre. E sempre que alguém os procura para deles aprender, estão lembrando aos idosos quão valiosos eles são. 


Portanto, não descarte logo a companhia de pessoas idosas, presumindo que são antiquados ou que pertencem ao passado. Seja sábio e aprenda de suas experiências na vida.







Nenhum comentário: