sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Não dê margem ao Diabo


Não se ponha o sol enquanto estais encolerizados, nem deis margem ao Diabo. - Efé. 4:26, 27.

A raiva é um sentimento comum a todos os humanos. Alguns, porém, se deixam envolver tanto por esse sentimento que acabam prejudicando, principalmente a si mesmos. Como?

Está cientificamente comprovado que "o coração calmo é a vida do organismo carnal", como diz a Bíblia em Provérbios 14:30a. Por que alguns conseguem controlar a raiva e outros não?

A chave está em esforçar-se a produzir os frutos do espírito de Deus, em especial o amor e o autocontrole, ou autodomínio. Essas qualidades nos ajudam a resistir aos ataques do Diabo contra a nossa fé. Como assim? Bem, o Diabo quer que nos acaloremos para fazer o mal. Quantos crimes não são cometidos num acesso de ira? Certamente, muitos. Isso mostra que, até certo ponto, o Diabo tem tido êxito em causar dano.

Por outro lado, o espírito de Deus nos ajuda a "largar a ira e a abandonar o furor". (Salmo 37:8) Caso permaneçamos furiosos, nossa ira pode resultar em pecado. Ficarmos furiosos e continuarmos assim, dá ao Diabo uma chance de promover discórdia ou nos incitar a praticar o mal.

É vital que resolvamos prontamente quaisquer diferenças que surjam com outros de maneira aprovada por Deus. Isso significa que devemos procurar a orientação divina, presente em princípios orientadores em sua Palavra, a Bíblia, tal como o texto acima. O objetivo não deve ser provar quem tem ou não a razão. Não deve ser tirar satisfação com o outro. Antes, quando a Bíblia diz "não se ponha o sol enquanto estais encolerizados", ela nos orienta a buscar de todos os modos restabelecer a paz. Quem tem razão ou não é uma questão secundária e nem precisa ser mencionada quando se busca restabelecer a paz. Parece difícil demais?

Pode parecer assim a princípio. Mas quando nos deixamos guiar pelo espírito de Deus, exercendo autocontrole e jamais permitindo que até mesmo a ira justificável se transforme em hostilidade, maldade e ódio, torna-se bem mais fácil restabelecer a paz.

A contenda, a ira, tal como uma erva daninha, aproveita bem o tempo para se enraizar tão profundamente quanto possa em nossos corações. Daí a necessidade de resolvermos prontamente qualquer desentendimento, procurando sempre restabelecer a paz!